IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ecorodovias pode adiar investimento após efeitos da Covid-19 e queda no lucro do 2º tri

29/07/2020 20h07

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - A Ecorodovias afirmou está priorizando contenção de despesas e avaliando adiar investimentos devido à Covid-19, que entre outros efeitos provocou queda de 13,4% no tráfego das estradas sob sua concessão no segundo trimestre.

A companhia também emitiu mais de 2,5 bilhões de reais em dívida para ampliar sua liquidez financeira desde abril.

Responsável pela gestão do Sistema Anchieta-Imigrantes, que liga a capital paulista ao litoral e ao Porto de Santos, a Ecorodovias anunciou nesta quarta-feira que teve lucro líquido de 35,3 milhões de reais entre abril e junho, queda de 41,2% ante mesma etapa do ano passado.

Desconsiderando pagamentos por acordos com o Ministério Público de São Paulo e de leniência, o lucro teria subido 47%, a 84,2 milhões de reais.

A receita líquida da companhia, excluindo as geradas por construção, recuou 7,5%, também refletindo o impacto da pandemia nas operações do porto de Santos.

Já o resultado operacional da companhia medido pelo lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) somou 354,3 milhões de reais, queda de 18,2% no comparativo ano a ano.

A Ecorodovias fechou junho com 1,58 bilhão de reais em caixa, queda de 24% em três meses. A alavancagem financeira, medida pela relação dívida líquida sobre Ebitda subiu de 3,1 para 3,3 vezes de março para junho.