IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petrobras já produz e vende gasolina em novo padrão que será obrigatório em 2022

29/07/2020 09h15

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras já tem produzido em todas suas refinarias e comercializado junto a distribuidores gasolina com octanagem RON 93, que segundo regulamentação da ANP será obrigatória no Brasil apenas em 2022, disse a companhia em comunicado nesta quarta-feira.

"Ajustamos nossos processos de refino e estamos prontos para antecipar o padrão de qualidade previsto para 2022. Desta forma, garantimos a qualidade superior da gasolina produzida nas refinarias da Petrobras", disse a diretora de Refino e Gás Natural da Petrobras, Anelise Lara, em nota em separado, enviada a jornalistas.

A Petrobras defendeu que o novo padrão de gasolina tem maior eficiência, o que permitirá redução no consumo por quilômetro rodado, além de contribuir para melhor desempenho dos motores.

"O ganho de rendimento de 5%, em média, proporcionado pela nova gasolina compensará uma eventual diferença no preço da gasolina, porque o consumidor vai rodar mais quilômetros por litro", destacou a companhia no comunicado de imprensa.

A nova especificação também dificulta fraudes na gasolina, combatendo o uso de solventes e naftas de baixa qualidade como para adulteração do produto vendido ao consumidor, acrescentou a estatal.