IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Acordo sobre pacote de auxílio contra vírus nos EUA segue incerto em meio a fim do benefício anterior

31/07/2020 08h16

Por David Morgan e Susan Cornwell

WASHINGTON (Reuters) - No dia em que expira um benefício de desemprego federal, o Congresso dos Estados Unidos ainda estava longe de alcançar um acordo para prorrogar ou substituir os pagamentos extraordinários de 600 dólares por semana a dezenas de milhões de norte-americanos que ficaram sem trabalho por causa da pandemia de coronavírus.

Na falta de um acordo, o líder da maioria no Senado dos EUA, Mitch McConnell, manobrou para permitir votos na próxima semana sobre um plano republicano de estender o auxílio-desemprego que expira nesta sexta-feira, mas reduziria os cheques para 200 dólares por semana.

Embora a medida possa ser barrada pelos democratas, que desejam continuar com o benefício atual, ela pode estimular os parlamentares e a Casa Branca a acelerarem as negociações na próxima semana em direção a um meio termo.

O Senado retomará as negociações na segunda-feira, após o vencimento do auxílio-desemprego.

O presidente Donald Trump, em entrevista à imprensa, disse que além de prorrogar o auxílio, quer ajudar a estender a proteção contra despejo para locatários que perderam seus empregos por causa da pandemia de coronavírus.