IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Construtora gaúcha Melnick Even pede registro para IPO

31/07/2020 15h24

SÃO PAULO (Reuters) - A construtora gaúcha Melnick Even pediu registro para uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), ampliando a onda do setor em busca de recursos no mercado de ações, numa aposta de que a taxa de juros na mínima história no país manterá o boom do crédito imobiliário.

A Melnick, que tem a Even como controladora, com 68% do capital, se apresenta como uma das maiores construtoras e incorporadoras do Rio Grande do Sul.

Segundo informações desta sexta-feira da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a operação incluirá ofertas primária —ações novas, cujos recursos vão para o caixa da companhia — e secundária- - papéis detidos por atuais sócios. A operação será coordenada por BTG Pactual, Itaú BBA, XP e Safra.

A Melnick afirmou que pretende usar os recurso da oferta primária para compra de terrenos, fortalecer a posição de caixa. O nome do acionista vendedor na oferta secundária não foi informado no documento.

Focada em empreendimentos residenciais de alto padrão, a companhia entrou mais recentemente nos segmentos de médio e baixo padrão e comerciais, como de loteamentos e de construções incluindo hospitais.

A Melnick afirma ter valor geral de vendas potencial de 3,9 bilhões de reais e outros 7,1 bilhões de reais em terrenos sujeitos a opção de compra.

A companhia afirma no prospecto preliminar da oferta que teve receita líquida de 321,8 milhões de reais no primeiro semestre, com Ebitda ajustado de 51 milhões e lucro líquido de 38 milhões de reais.

O pedido da Melnick amplia a fila de construtoras esperando por registro para também concluir uma oferta de ações, após a taxa básica de juros no país ter caído a 2,25% ao ano, com o Banco Central tentando ajudar a combater os efeitos recessivos da pandemia do coronavírus.

A Abecip afirmou na semana passada que o crédito destinado à compra e construção de imóveis avançaram 28,6% no primeiro semestre, a 43,35 bilhões de reais, com a entidade afirmando que o impacto da crise sobre o setor foi reduzido.

Mais cedo este mês, a Nortis e a Lavvi também pediram aval para IPO. A paulistana You Inc retomou os planos de listagem. E a Inter Construtora, listada no Bovespa Mais, informou que também avalia fazer uma oferta de ações.

Por outro lado, a Direcional Engenharia anunciou na terça-feira o cancelamento de oferta de ações de sua controlada Riva 9, citando "condições de mercado".