IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Exxon tem prejuízo pelo 2º tri consecutivo com impactos de demanda e preço

31/07/2020 14h47

Por Jennifer Hiller

HOUSTON (Reuters) - A petroleira Exxon Mobil reportou nesta sexta-feira um prejuízo de 1,1 bilhão de dólares no segundo trimestre, em resultado pressionado pelas fortes quedas na demanda por energia e nos preços do petróleo em função da pandemia de Covid-19, e confirmou possuir planos para mais cortes de gastos.

Essa foi a primeira vez em pelo menos 36 anos que a Exxon registrou prejuízos por dois trimestres consecutivos, embora as perdas tenham sido menores que as de empresas rivais, que levaram enormes pancadas no último trimestre.

A maior produtora de petróleo dos Estados Unidos não registrou baixas de ativos no período e obteve um impulso de 0,44 dólar por ação a partir de ganhos de valor com estoques.

Chevron, Total, Shell e Eni, por exemplo, reavaliaram valores de ativos de óleo e gás no trimestre, em baixas de bilhões de dólares, enquanto a BP registrou um corte de 17,5 bilhões de dólares no período.

A Exxon reduziu os gastos de capital em 30% neste ano, para cerca de 23 bilhões de dólares, e o vice-presidente sênior, Neil Chapman, disse que a companhia espera gastar menos de 19 bilhões de dólares no ano que vem, o que representaria o menor nível de gastos da petroleira desde 2005, pelo menos.

A empresa planeja cortar gastos de capital e operacionais para defender seus dividendos, disse Chapman em uma conferência com analistas, acrescentando que os investidores "passam a ver esse dividendo como uma fonte de estabilidade em seus rendimentos."

(Reportagem de Jennifer Hiller, em Houston, e Arathy S Nair, em Bangalore)