IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Rio autoriza banho de mar nas praias em nova flexibilização de isolamento

31/07/2020 18h58

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O banho de mar na orla da cidade do Rio de Janeiro será liberado a partir de sábado, quando entrará em vigor a próxima fase da flexibilização das medidas de isolamento social decretadas para conter a disseminação do coronavírus, informou nesta sexta-feira a prefeitura da capital fluminense.

O banho de sol na areia, no entanto, segue proibido pela prefeitura.

"Pedimos para que se evite aglomerações, porque não se usa máscara para tomar sol, mergulhar... a permanência na areia não está liberada, só o banho de mar“, disse o prefeito Marcelo Crivella em entrevista coletiva.

O acesso às praias no Rio vem sendo flexibilizado ao longo da retomada das atividades na cidade durante a pandemia da Covid-19. Primeiro foram autorizados os esportes aquáticos, depois exercícios na areia e, em seguida, esportes com bola durante a semana.

Mesmo com a proibição do banho de sol, turistas e cariocas têm lotado praias aos finais de semana, desrespeitando as regras da flexibilização.

O prefeito disse que está em estudo uma forma de permitir que as pessas voltem a poder frequentar a areia, sem aglomeração.

"Estamos fazendo um planejamento para que, na hora que for possível ficar na areia, as pessoas reservem pelo celular um espaço e a praia será demarcada, para que aqueles que chegarem mais cedo possam ocupar esses espaços", disse.

"Hoje mesmo tivemos uma reunião sobre esse assunto e várias empresas se ofereceram para financiar esse modo de as pessoas usarem a praia".

Neste fim de semana os vendedores ambulantes também poderão voltar a trabalhar nas praias, mas sem vender bebidas alcoólicas, na quinta fase da flexibilização do isolamento.

“Achamos que a curva de óbitos caiu definitivamente. Nossa convicção nesse momento é que não teremos segunda onda“, afirmou Crivella.

O Estado do Rio confirmou nesta sexta-feira mais 129 óbitos e mais 1.853 casos da Covid-19. No auge da pandemia no Estado, chegaram a ser registrados mais de 6 mil casos em 24 horas e mais de 300 óbitos.

No total, o Rio de Janeiro contabiliza até o momento 165.495 casos e 13.477 óbitos.