IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Plano da Vale prioriza fornecedor com impacto social; prevê R$730 mi em compras

03/08/2020 11h01

SÃO PAULO (Reuters) - A mineradora Vale lançou um plano que visa priorizar contratações junto a fornecedores com maior contribuição socieconômica para as regiões em que atua, o chamado Programa Partilhar, que pode envolver mais de 730 milhões de reais em suas primeiras aquisições.

O primeiro ciclo do programa, de julho a dezembro, contemplará 11 categorias de compras, incluindo de serviços de infraestrutura, construção e engenharia, peças para processamento mineral e frete de transporte terrestre, disse a companhia em comunicado à imprensa nesta segunda-feira.

A iniciativa vem em momento em que a Vale busca melhorar suas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês) após o desastre de Brumadinho (MG), em janeiro passado, quando o rompimento de uma barragem da empresa deixou centenas de mortos e impactou comunidades locais.

"O volume potencial inicialmente mapeado supera 730 milhões de reais em contratações", afirmou a Vale. "Em 2021, o programa será expandido para outras categorias", acrescentou, em nota.

A Vale explicou que a ideia é incluir na análise das contratações uma índice de valor na comunidade (ICV), indicador para refletir a contribuição local do fornecedor, que seria um diferencial nas concorrências lançadas pela companhia, que atualmente levam em conta preço e capacidade técnica dos participantes.

A empresa disse que ainda oferecerá aos fornecedores incentivos para capacitação e aumento de competitividade, incluindo treinamentos e condições financeiras diferenciadas, o que poderá beneficiar até mesmo empresas que ainda não possuem contrato com a mineradora.

(Por Luciano Costa)