IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Sul América quase dobra lucro no 2º tri com efeito extraordinário

05/08/2020 19h06

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - A seguradora e gestora de recursos de terceiros Sul América quase dobrou o lucro do segundo trimestre, mesmo diante dos efeitos da pandemia da Covid-19, com o resultado refletindo a descontinuidade de negócios.

A companhia anunciou nesta quarta-feira que teve lucro líquido após participação de não controladores de 498,3 milhões de reais de abril a junho, alta de 91% sobre um ano antes.

O lucro das operações continuadas totalizou 398,7 milhões de reais, aumento de 83,4%.

A receita operacional da Sul América no trimestre teve alta bem menor, de 5%, a 4,79 bilhões de reais, com o aumento de 6,2% da principal linha de negócios ,saúde e odontológico, compensando o declínio em segmentos como gestão de recursos, previdência, e de vida e acidentes pessoais.

O resultado financeiro caiu 39%, a 69,9 milhões de reais, refletindo a queda da carteira de investimentos, fruto da queda do juro e dos ativos de renda variável.

Um efeito da pandemia, as medidas de isolamento social, acabou tendo efeito momentaneamente positivo no resultado da empresa, a redução na sinistralidade "em função da temporária e significativa redução de frequência de procedimentos eletivos e não urgentes (consultas,exames e cirurgias)".

O índice que mede a sinistralidade mostrou queda de 11,7 pontos percentuais, para 69,1%.

A Sul América concluiu em julho a venda dos negócios de seguros de automóveis e massificados para o Grupo Allianz, por 3,2 bilhões de reais. Desta forma, essas operações foram reportadas e analisadas como operações descontinuadas no balanço do segundo trimestre.

A Sul América calcula que a venda do negócio trará um lucro líquido extra de 1,4 bilhão de reais em 2020.