IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Wall St recua com desaceleração da criação de empregos e tensões EUA-China

07/08/2020 11h37

Por Sagarika Jaisinghani e Ambar Warrick

(Reuters) - O S&P 500 recuava de máximas em quase seis meses nesta sexta-feira após dados mostrarem forte desaceleração na criação de emprego nos Estados Unidos e depois de o presidente Donald Trump ter elevado o atrito com Pequim após anunciar medidas para banir o WeChat e o TikTok.

O relatório do Departamento do Trabalho mostrou que foram criadas 1,76 milhão de vagas fora do setor agrícola em julho. Embora isso tenha sido melhor do que a expectativa de economistas consultados pela Reuters, de 1,6 milhão de vagas, ainda é nitidamente inferior ao recorde de 4,8 milhões alcançado em junho.

"O número de hoje indica que as condições econômicas melhoraram significativamente? Não, ele simplesmente sugere que o mercado de trabalho estava estático em julho, sem mostrar sinais da fraqueza renovada que o aumento nos casos de Covid-19 ameaçava", disse Seema Shah, estrategista-chefe da Principal Global Investors em Londres.

Evidenciando a desconexão entre a saúde econômica dos EUA e um rali por estímulo em Wall Street, o Nasdaq fechou acima de 11 mil pontos pela primeira vez na quinta-feira, já que os investidores contavam com o Congresso para concordar sobre um pacote de estímulo fiscal.

No entanto, os democratas e os principais assessores de Trump não conseguiram fazer progressos substanciais até agora, com as diferenças centradas em parte na continuidade dos benefícios adicionais de 600 dólares por semana a desempregados.

Enquanto isso, Trump anunciou proibições para transações nos EUA com os proprietários chineses do aplicativo de mensagens WeChat e do aplicativo de compartilhamento de vídeo TikTok. Em resposta, a China disse que as empresas cumprem as leis norte-americanas e alertou que Washington teria de "arcar com as consequências" de sua ação.

Às 11:37 (horário de Brasília), o índice Dow Jones caía 0,24%, a 27.320 pontos, enquanto o S&P 500 perdia 0,346654%, a 3.338 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuava 0,32%, a 11.072 pontos.

(Reportagem de Sagarika Jaisinghani e Ambar Warrick em Bengaluru; reportagem adicional de Chuck Mikolajczak em Nova York)