PUBLICIDADE
IPCA
0,24 Ago.2020
Topo

Mnuchin diz que pacote de estímulo contra coronavírus pode ser alcançado esta semana

10/08/2020 10h40

WASHINGTON (Reuters) - O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, disse nesta segunda-feira que o governo Trump e o Congresso norte-americano podem chegar a um acordo sobre mais alívio econômico em meio à pandemia de coronavírus esta semana se os democratas forem "razoáveis".

Mnuchin, em uma entrevista à CNBC, disse que há espaço para um acordo sobre um pacote de mais ajuda, e que a legislação deve ser aprovada, mas ele se recusou a dizer quando as negociações poderiam ser retomadas.

"Acho que há espaço para um meio termo se os democratas estiverem dispostos a ser razoáveis. Ainda há muitas coisas que precisamos fazer e com as quais concordamos", disse ele.

Mnuchin disse que não comentaria os detalhes de quando autoridades do governo e líderes democratas poderão retomar as negociações, mas acrescentou: "Se conseguirmos um acordo justo, faremos isso esta semana."

As negociações com democratas do Congresso sobre um quinto projeto de lei para enfrentar o surto de Covid-19 no país fracassaram na semana passada, levando o presidente republicano Donald Trump a assinar decretos no fim de semana sobre auxílio-desemprego, medidas contra despejos, impostos sobre salários e empréstimos estudantis.

Mas os críticos disseram que as medidas de Trump -- três memorandos e um decreto -- fizeram pouco para fornecer alívio imediato aos norte-americanos atingidos pelo golpe econômico da pandemia, que deixou milhões de desempregados e pessoas enfrentando insegurança alimentar e habitacional.

No domingo, Mnuchin e a presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, sinalizaram a disposição de reabrir a porta para negociações sobre um acordo que poderia definir um cronograma de auxílio até o final de 2020, revisando a necessidade de mais ajuda em janeiro.

(Por Susan Heavey e David Lawder)