IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

SEC aprova proposta da NYSE para permitir alternativa a IPO

27/08/2020 09h28

Por Shariq Khan e Anirban Sen e Joshua Franklin

(Reuters) - A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) disse na quarta-feira que aprovou uma proposta da New York Stock Exchange (NYSE) para permitir que as empresas levantem capital por meio de listagens diretas.

A mudança é um grande avanço para a operadora da bolsa de valores que tem pressionado por uma alternativa às tradicionais ofertas públicas iniciais (IPOs) para as empresas levantarem dinheiro.

Isso ampliará as opções disponíveis para as empresas privadas que desejam abrir capital, mas são receosas sobre o papel desempenhado pelos bancos de investimento no processo de IPO.

"Não estamos tentando substituir o IPO. Estamos tentando criar mais opções para empresas e investidores que buscam acessar os mercados públicos", disse o vice-presidente e diretor comercial da NYSE, John Tuttle, em entrevista por telefone.

Antes da decisão de quarta-feira, a SEC permitia listagens diretas para empresas que não levantassem capital no processo. Em 2018, o Spotify foi a primeira grande empresa a abrir o capital por meio de uma listagem direta.

Em sua decisão na quarta-feira, a SEC disse acreditar que as mudanças propostas pela NYSE eram consistentes com suas regras e regulamentos.