PUBLICIDADE
IPCA
0,24 Ago.2020
Topo

S&P 500 e Dow Jones sobem com nova abordagem do Fed para inflação e esperanças sobre testes de Covid-19

27/08/2020 17h15

Por Stephen Culp

NOVA YORK (Reuters) - Os índices S&P 500 e Dow Jones avançaram, mas o Nasdaq fechou em baixa nesta quinta-feira, com investidores analisando a nova estratégia do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) de adotar uma meta de inflação média e restaurar o pleno emprego no país.

O mercado seguiu avaliando também desdobramentos promissores na luta contra a pandemia de coronavírus.

A nova estratégia do Fed elevou os yields dos Treasuries, o que deu impulso a ações do setor financeiro, sensível às taxas de juros.

"A inclinação da curva dos yields é uma soma bem-vinda, especialmente num dia em que o mercado está subindo", disse Matthew Keator, sócio-gerente do Keator Group, empresa de gestão de patrimônio em Lenox, Massachusetts.

O setor financeiro forneceu o maior impulso ao S&P 500 e ao Dow Jones --levando o S&P 500 à sua quinta máxima recorde de fechamento consecutiva e o Dow Jones a flertar com alta no acumulado do ano.

O índice Dow Jones ainda permanece mais de 3,6% abaixo da máxima recorde alcançada em fevereiro.

Wall Street perdeu força a caminho do fim do pregão após a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, divulgar comunicado no qual afirmou que democratas e republicanos permanecem distantes sobre o próximo pacote de estímulo fiscal para enfrentar os impactos da pandemia de Covid-19.

As ações da Abbott Laboratories saltaram 7,8%, depois que a empresa obteve aprovação dos EUA para comercializar um teste rápido, portátil e barato de antígeno da Covid-19, o que poderia ser um passo para conter a pandemia que fez a economia norte-americana entrar em recessão.

A recuperação econômica foi destaque nas observações do chair do Fed, Jerome Powell, feitas durante simpósio virtual de Jackson Hole do Fed de Kansas City.

No discurso, Powell descreveu a nova estratégia agressiva do banco central para apoiar a economia por meio de inflação mais alta e restauração do pleno emprego na economia.

"O discurso de Powell em alguns aspectos está telegrafando a continuidade de uma postura 'dovish' (inclinada a estímulos monetários) por algum tempo", disse Keator.

O Dow Jones subiu 0,57%, para 28.492,27 pontos, o S&P 500 ganhou 0,17%, para 3.484,55 pontos, e o Nasdaq recuou 0,34%, para 11.625,34 pontos.