IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

S&P 500 bate novo recorde puxado por tecnologia; Dow Jones fica positivo no ano

28/08/2020 17h18

Por Stephen Culp

NOVA YORK (Reuters) - Wall Street avançou nesta sexta-feira, com as ações de tecnologia levando o S&P 500 a sua sexta máxima recorde para fechamento desde que o mercado confirmou nova trajetória de alta ("bull market") em 18 de agosto.

O Nasdaq também estabeleceu novo pico histórico para um encerramento, enquanto o Dow Jones agora passa a acumular alta em 2020.

O S&P 500 está perto de encerrar o que parece ser o melhor agosto em 34 anos.

Todos os três principais índices de ações dos EUA encerraram a semana em alta, marcando os quintos ganhos semanais consecutivos para o S&P e o Nasdaq.

"As ações de tecnologia impulsionaram grande parte da recuperação neste ano, mas estamos vendo um aumento da amplitude (das altas do mercado), o que está ajudando índices como o Dow Jones", disse David Carter, diretor de investimentos da Lenox Wealth Advisors em Nova York.

As ações ampliaram os ganhos depois de um assessor do presidente Donald Trump dizer que o presidente está disposto a sancionar um projeto de lei de 1,3 trilhão de dólares em auxílio fiscal para combater os efeitos do coronavírus, quatro semanas após o término dos benefícios emergenciais a milhões de norte-americanos desempregados.

Mais cedo, dados divulgados antes da abertura do mercado mostraram que os consumidores norte-americanos, que respondem por cerca de 70% da economia do país, aumentaram seus gastos mais do que o esperado em julho, mas a taxa de poupança, um barômetro da incerteza do consumidor, permaneceu elevada e bem acima dos níveis pré-pandemia.

Na quinta-feira, o presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), Jerome Powell, revelou uma nova estratégia de política monetária que considera uma meta de inflação anual média de 2%, o que implica que o banco central poderá manter as taxas de juros perto de zero mesmo se a inflação subir acima de sua meta.

O Dow Jones subiu 0,57%, para 28.653,87 pontos, o S&P 500 ganhou 0,67%, para 3.508,01 pontos. E o Nasdaq Composite teve alta de 0,6%, para 11.695,63 pontos.