IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Joint venture com Votorantim fecha compra de turbinas eólicas com Vestas para usinas no Piauí

Votorantim SA fez joint venture para empreendimento de geração que será construído no Piauí - Edson Silva/Folhapress
Votorantim SA fez joint venture para empreendimento de geração que será construído no Piauí Imagem: Edson Silva/Folhapress

28/08/2020 13h25

Uma joint venture entre o grupo Votorantim e a gestora canadense de fundos de pensão CPPIB fechou a compra de turbinas eólicas da fabricante dinamarquesa Vestas para um empreendimento de geração que será construído no Piauí.

O acordo envolve máquinas do modelo V150, com 4,2 megawatts cada, que somarão capacidade total de 409 megawatts, além de um acordo de 20 anos para prestação de serviços visando otimizar o desempenho e a vida útil das usinas, disse a Vestas em comunicado nesta sexta-feira.

As turbinas serão utilizadas nos parques Ventos do Piauí II e Ventos de Piauí III, em Serra do Inácio. A entrega dos equipamentos está prevista para iniciar no segundo semestre de 2021, enquanto o comissionamento dos empreendimentos deve ter início em 2022.

Com o negócio, a Vestas passa a contar com quase 3,5 gigawatts em vendas no Brasil do modelo V150-4,2 MW, seu mais recente lançamento no país destacou a companhia. A Vestas disse ainda que já ultrapassou 10 gigawatts em pedidos globais para o modelo.

(Por Luciano Costa; edição de Roberto Samora)