IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Clarida diz que Fed retomará discussões sobre orientação futura e balanço

31/08/2020 11h37

WASHINGTON (Reuters) - Com uma nova estrutura de política monetária em vigor, o Federal Reserve retomará o debate sobre os possíveis próximos passos na luta do banco central norte-americano contra as consequências econômicas do coronavírus, disse o vice-chair do Fed, Richard Clarida, nesta segunda-feira.

A expectativa é que essa discussão inclua possíveis promessas do Fed de vincular as decisões sobre juros diretamente ao retorno ao pleno emprego, além de uma possível expansão de suas compras mensais de ativos para impulsionar ainda mais a economia.

"Agora que concluímos a revisão, imagino que retornaremos a uma discussão sobre o potencial aprimoramento da orientação futura e da comunicação do nosso balanço, mas não quero antecipar onde isso irá parar", disse Clarida durante um evento organizado pelo Peterson Institute for International Economics em Washington.

O Fed disse na semana passada que estava mudando sua estratégia para permitir que uma inflação mais alta compense períodos de avanços fracos nos preços, na esperança de fortalecer o mercado de trabalho, elevar os salários e permitir que os trabalhadores ganhem mais com os benefícios das expansões econômicas.

Analistas disseram que a nova estratégia carece de detalhes e levanta dúvidas sobre o que o Fed fará para apoiar sua nova abordagem -- em particular sobre quando o banco central poderá anunciar aumentos esperados em suas compras de títulos ou definir o período de tempo usado para avaliar a inflação "média".

Clarida disse que a última decisão pode esperar até que a economia se recupere mais.

"Espero que, com a recuperação da economia e à medida que nos aproximamos de nossos objetivos de duplo mandato, haja mais comunicação" sobre os planos do Fed, disse Clarida em uma sessão de perguntas e respostas, depois de falar por webcast no evento desta segunda-feira.