PUBLICIDADE
IPCA
0,24 Ago.2020
Topo

Alemanha vê recuperação da economia em 2020 mais rápida do que o esperado

01/09/2020 08h34

Por Michael Nienaber e Christian Kraemer

BERLIM (Reuters) - A Alemanha espera que a devastação econômica causada pela pandemia de Covid-19 seja menos severa em 2020 do que o inicialmente previsto, mas a lenta demanda externa provavelmente enfraquecerá a recuperação da maior economia da Europa no próximo ano.

Apresentando as previsões atualizadas do governo nesta terça-feira, o ministro da Economia alemão, Peter Altmaier, disse que uma forte resposta estatal estava ajudando a alimentar a recuperação mais rápida do que o esperado diante do choque do coronavírus.

"A recessão no primeiro semestre do ano acabou sendo menos severa do que temíamos", disse Altmaier a repórteres, acrescentando que o pior já passou para a economia.

"No geral, podemos dizer que, pelo menos por agora estamos lidando com um progresso em forma de V", disse Altmaier. Ele acrescentou que não espera que as autoridades imponham outra rodada de medidas de bloqueio como em março e abril.

Confirmando uma notícia anterior da Reuters, Altmaier disse que Berlim revisou para cima sua previsão de 2020 para um declínio econômico de 5,8%, ante estimativa anterior de contração de 6,3%.

Isso ainda representaria a maior crise econômica desde a Segunda Guerra Mundial. A economia alemã recuou 5,7% em 2009 devido à crise financeira global.

Para 2021, o governo revisou para baixo sua projeção de crescimento para 4,4%, ante a estimativa anterior de salto de 5,2%. Isso significa que a economia não alcançará seu tamanho pré-pandemia antes do início de 2022, disse Altmaier.