IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Wall St tem forte queda com novas vendas em tecnologia

04/09/2020 10h52

(Reuters) - Os principais índices de Wall Street ampliavam as perdas nesta sexta-feira, após despencarem na sessão anterior, com as ações de tecnologia novamente na ponta de venda, o que ofuscava a queda mais acentuada do que o esperado na taxa de desemprego em agosto.

O Nasdaq --com forte peso de papéis de empresas de tecnologia-- chegou a cair 4%, com megacaps como Apple Inc, Microsoft Inc, Amazon.com Inc, Tesla Inc e Nvidia Inc em baixa.

Mais cedo, o relatório de emprego do Departamento do Trabalho mostrou que a taxa de desemprego caiu para 8,4%, de 10,2% em julho, recuo mais acentuado do que o previsto por economistas, que viam a taxa em 9,8%. A criação líquida de postos de trabalho, porém, veio abaixo do esperado.

Ainda assim, os dados aumentam a pressão sobre a Casa Branca e o Congresso para retomada das paralisadas negociações sobre o próximo pacote de ajuda para amenizar os impactos do coronavírus e que visa tirar a economia da pior recessão desde a Grande Depressão.

"Os dados são consistentes com uma melhora do mercado de trabalho, o que está ajudando a sustentar o consumo, mas ainda estão muito longe dos níveis pré-Covid-19", disse Sameer Samana, estrategista sênior de mercado global do Wells Fargo Investment Institute.

As ações de tecnologia, serviços de comunicação e de consumo discricionário tinham as maiores baixas entre os principais setores da S&P.

Já os papéis do setor financeiro, sensíveis ao cenário para a taxa de juros, subiam 2,4%, conforme os rendimentos dos Treasuries de dez anos saíam de mínimas em quase quatro semanas.

Gestores de fundos alertaram que as quedas de quinta-feira podem ser uma prévia de uma situação difícil nos próximos dois meses, com investidores institucionais voltando das férias de verão no Hemisfério Norte e focando armadilhas econômicas em potencial.

A campanha para as eleições presidenciais de 3 de novembro também deve aumentar a volatilidade.

Às 12:17 (horário de Brasília), o índice Dow Jones caía 1,78%, a 27.788 pontos, enquanto o S&P 500 perdia 2,265952%, a 3.377 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuava 3,98%, a 11.002 pontos.

O índice de volatilidade VIX --uma métrica do "medo" do mercado-- bateu uma máxima em mais de 11 semanas.