PUBLICIDADE
IPCA
0,24 Ago.2020
Topo

Justiça Eleitoral dará prioridade a idosos em votação nas eleições municipais, diz presidente do TSE

08/09/2020 20h10

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Roberto Barroso, afirmou nesta terça-feira que a Justiça Eleitoral vai reservar as primeiras horas de votação nas eleições municipais em novembro preferencialmente para as pessoas com mais de 60 anos, durante a apresentação do Plano de Segurança Sanitária" em razão da pandemia do novo coronavírus.

Os idosos fazem parte do grupo com o maior risco de desenvolver formas mais graves de Covid-19.

Barroso informou que, pelo plano, o uso de máscaras será obrigatório pelo eleitor e pelos mesários e funcionários destacados pela Justiça Eleitoral para trabalhar no pleito.

"O eleitor deve usar a máscara desde o horário que sai de casa e não será permitido o acesso às seções eleitorais sem máscara", destacou.

O presidente do TSE disse que os mesários vão trocar as máscaras a cada quatro horas e vão usar proteção facial (face shield). Ele afirmou ainda que não haverá medição de temperatura nos locais de votação.

"Nós teríamos aglomeração com uma eficácia limitada", disse Barroso, citando que a febre é um dos sintomas do Covid-19.

O presidente do TSE afirmou que aqueles que estiverem com tosse e febre --alguns dos sintomas do Covid-19-- não devem comparecer aos locais de votação.

(Reportagem de Ricardo Brito)