IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ANP terá Raphael Moura como novo diretor-geral interino

10/09/2020 10h35

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) passará a ter novo diretor-geral interino a partir de 14 de setembro, com a posse de Raphael Moura no cargo, informou o órgão regulador em comunicado nesta quinta-feira.

Moura, que é superintendente de Segurança Operacional e Meio Ambiente da autarquia, foi convocado pela diretoria da ANP em substituição a José Gutman, que liderava a agência desde 28 de março.

A reguladora dos setores de petróleo, gás e biocombustíveis está sob comando interino desde a exoneração em março do diretor-geral Décio Oddone, que havia sido nomeado para chefiar a ANP no governo passado, do ex-presidente Michel Temer.

Oddone tinha mandato até o final do ano, mas decidiu antecipar a saída.

Além de Oddone, deixou a agência em março o diretor Aurélio Amaral, que teve o mandato encerrado e foi substituído por Marcelo Castilho.

Até o final do ano chegará ao fim o mandato também do diretor Felipe Kury, nomeado no final de 2016.

O novo chefe interino da agência é servidor concursado da ANP, onde atua desde 2005. Moura é Ph.D. em Engenharia pela Universidade de Liverpool e mestre em Gerenciamento de Riscos pela Universidade de Cranfield, com MBA em Gestão de Empreendimentos pela Fundação Getúlio Vargas.

O nome de Moura havia sido selecionado pelo presidente Jair Bolsonaro em janeiro para uma lista de substituição na direção da reguladora.

(Por Sabrina Valle)