PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

EXCLUSIVO-BC do Japão deve oferecer visão mais otimista da economia conforme crise da Covid perde força

10/09/2020 08h03

Por Leika Kihara e Takahiko Wada

TÓQUIO (Reuters) - O banco central do Japão deve oferecer na próxima semana uma visão melhor sobre a economia, produção e exportações do que em julho, sinalizando que esses setores estão começando a se recuperar do impacto devastador da pandemia de coronavírus, disseram fontes familiarizadas com seu pensamento.

O otimismo apoiaria a visão do governo de que seu forte estímulo ajudou a amortecer o golpe da Covid-19 em um momento em que seu principal porta-voz, Yoshihide Suga, está buscando uma vitória esmagadora na eleição do partido no poder para se tornar o próximo primeiro-ministro.

Mas o Banco do Japão avisará em sua revisão de política monetária que qualquer recuperação será modesta e limitada pela incerteza, já que os temores sobre um novo aumento nas infecções e a frágil demanda global pesaram sobre os gastos domésticos e corporativos, disseram as fontes.

"Está claro que a economia está se recuperando de uma severa desaceleração entre abril e junho, que foi em grande parte atribuída a medidas restritivas para conter a pandemia", disse uma das fontes, em uma visão que foi repetida por duas outras fontes.

"Mas é difícil avaliar, neste estágio, o quão forte será a recuperação, com os riscos inclinados para o lado negativo", disse a fonte, em opinião compartilhada por duas outras fontes.

O banco central deve manter sua política monetária na revisão de juros, depois de ter aumentado o estímulo duas vezes este ano para amortecer o golpe econômico da pandemia.