IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Brexit sem acordo pode reduzir PIB britânico em pelo menos 3 pontos em 2021, diz JP Morgan

14/09/2020 10h34

LONDRES (Reuters) - Um Brexit sem acordo poderia apagar pelo menos três pontos percentuais do Produto Interno Bruto do Reino Unido em 2021 e levar o Banco da Inglaterra a aumentar suas compras de ativos ou até mesmo levar os juros abaixo de zero, disseram economistas do JPMorgan nesta segunda-feira.

As previsões vêm num momento em que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, tenta persuadir parlamentares de seu partido a votarem nesta segunda-feira um projeto de lei que violaria a lei internacional ao desrespeitar partes do acordo de divórcio do Brexit e que, segundo Bruxelas, destruirá as negociações comerciais entre os dois lados.

Em uma nota de pesquisa, economistas do JPMorgan disseram que ainda projetam um terço de chance de um Brexit "duro", sem acordo, mas reconhecem que a iminência de um prazo com a aproximação de outubro provavelmente aumentará as percepções de risco.

"Um resultado sem acordo poderia reduzir pelo menos três pontos percentuais do PIB do Reino Unido em 2021 e resultar em mais flexibilização quantitativa do Banco da Inglaterra, com uma chance externa de o banco central cortar os juros abaixo de zero", disse a nota.

A taxa referencial de juros do Banco da Inglaterra está em 0,1%.

(Por Dhara Ranasinghe)