IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vale pagará US$5 bi em linhas de crédito acessadas no início da pandemia

14/09/2020 10h13

SÃO PAULO (Reuters) - A mineradora Vale notificou a seus credores que realizará o pagamento de 5 bilhões de dólares de linhas de crédito rotativo que haviam sido acessadas pela companhia no final de março, em meio ao início da pandemia global de coronavírus.

As linhas de crédito tinham vencimento em junho de 2022 para 2 bilhões de dólares e em dezembro de 2024 para 3 bilhões de dólares, detalhou a empresa em comunicado ao mercado nesta segunda-feira.

A Vale decidiu utilizar os recursos de crédito rotativo no final de março para ter maiores reservas em caixa, ao avaliar os possíveis riscos apresentados a seus negócios pela pandemia de coronavírus.

"A amortização mencionada acima é consistente com a estratégia da Vale, recompondo integralmente a disponibilidade das linhas de crédito rotativo ao valor original de 5 bilhões de dólares", disse a empresa no comunicado.

A companhia não detalhou em que data será realizado o pagamento.

Em apresentações recentes, executivos da Vale apontavam ter "discussões em curso" sobre as linhas de crédito rotativo, com o pagamento dos recursos na lista de prioridades da empresa junto com a retomada de sua política de dividendos aos acionistas.

A companhia autorizou a volta das remunerações aos acionistas, suspensas desde o desastre de Brumadinho no ano passado, no final de julho. Neste mês, a mineradora aprovou o pagamento de 2,4075 reais por ação em dividendos e juros sobre o capital próprio, com crédito em 30 de setembro.

(Por Luciano Costa)