IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Exército faz exercício militar por defesa da soberania da Amazônia

15/09/2020 15h23

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O Exército coordena entre os dias 4 e 23 de setembro uma manobra militar que envolve cerca de 3.600 militares na região de Manaus com o objetivo de simular exercícios de defesa da soberania da Amazônia brasileira, informou nesta terça-feira a assessoria de comunicação do Ministério da Defesa em nota.

Na terça, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, acompanhou tiros feitos por um sistema de lançamento de foguetes que foi deslocado de Formosa, em Goiás, até a região da Amazônia.

"É uma operação de vulto que está integrando cerca de 3.600 homens do nosso Exército brasileiro, apoiado pela Marinha do Brasil e pela Força Aérea", disse Azevedo, em vídeo divulgado pela pasta.

O presidente Jair Bolsonaro e outros integrantes do Executivo têm feito publicamente uma defesa enfática da soberania da Amazônia desde o início do governo em meio a pressões internacionais por uma melhor gestão da floresta amazônica ante o aumento do desmatamento e das queimadas na região.

Militares das Forças Armadas também foram deslocados para a região para ajudar a combater crimes ambientais. No entanto, os incêndios na floresta se agravaram em setembro, segundo dados de satélite.

Além disso, embora o desmatamento tenha caído em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado, a devastação da Amazônia permanece em patamares elevados.

Nesta terça, o vice-presidente Hamilton Mourão, que é general do Exército na reserva e preside o Conselho da Amazônia, creditou a um funcionário do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) a divulgação de dados sobre queimadas no país negativos para o governo, pois ele seria opositor do governo. Entretanto, os dados sobre queimadas no país são públicos e estão disponíveis em uma página especial do Inpe na Internet, aberta ao público em geral.