IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Guedes adia participação em evento para se encontrar com Bolsonaro

Ministro da Economia, Paulo Guedes, se encontrou com Bolsonaro - ADRIANO MACHADO
Ministro da Economia, Paulo Guedes, se encontrou com Bolsonaro Imagem: ADRIANO MACHADO

15/09/2020 10h05

O ministro da Economia, Paulo Guedes, adiou hoje a participação em um evento pela manhã para se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Palácio do Planalto.

A princípio, Guedes falaria no Painel Telebrasil 2020 às 9h. Depois o compromisso passou para 9h30 e, enfim, foi adiado para 12h, com a assessoria do evento atribuindo o ajuste a "mudanças na agenda do ministro".

Duas fontes com conhecimento do assunto informaram à Reuters que Guedes está no Palácio do Planalto.

Jair Bolsonaro (sem partido) reagiu mais cedo ao noticiário de que a equipe econômica do seu governo considera o congelamento de aposentadorias para financiar o Renda Brasil. Bolsonaro não só negou o possível congelamento, como deu por encerrada até 2022 a discussão sobre o programa social que deveria substituir o Bolsa Família, criado durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Até 2022, no meu governo, está proibido falar a palavra Renda Brasil. Vamos continuar com o Bolsa Família e ponto final", afirmou o presidente em vídeo publicado em suas redes sociais.

O Ministério da Economia não informou a pauta da reunião com o presidente, que ocorre em meio às definições das fontes de financiamento para um programa de transferência de renda mais robusto, que viria para substituir o Bolsa Família.

O governo enfrenta o desafio de elevar os gastos sem ferir a regra do teto de gastos, considerada única âncora fiscal do país. Para tanto, a opção seria cancelar despesas ou mudar o direcionamento ou regras de programas e benefícios sociais que já existem, alternativas que têm enfrentado resistência do presidente.