IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

GM produzirá linha própria de sistemas e motores para elétricos

16/09/2020 13h02

Por Norihiko Shirouzu

(Reuters) - A General Motors deve anunciar nesta quarta-feira planos para produzir uma linha intercambiável de sistemas e motores de acionamento de veículos elétricos (EVs), aumentando a eficiência à medida que avança para uma linha totalmente elétrica.

A mudança segue iniciativas da GM sobre baterias de próxima geração e ocorre enquanto a montadora busca construir um negócio de carros elétricos integrado, comparável ao da Tesla.

De acordo com um comunicado da GM visto pela Reuters, a montadora deve anunciar que desenvolveu e planeja produzir suas próprias cinco unidades de acionamento intercambiáveis e três motores, que chama de sistema "Ultium Drive".

A GM disse que seus novos sistemas de transmissão terão uma saída de energia versátil para permitir que sejam usados com veículos incluindo picapes e veículos de alto desempenho.

Adam Kwiatkowski, engenheiro-chefe global da GM de propulsão elétrica, disse que ao projetar seus próprios sistemas, a montadora pode integrá-los melhor com a bateria de um EV e com o resto do carro. Os eixos combinam engrenagem, motor e eletrônica de potência num único sistema e ajudam converter a eletricidade das baterias de forma eficiente para impulsionar o veículo.

A GM "projetou essas unidades simultaneamente com uma estratégia completa de veículos elétricos que preenchem nosso portfólio", disse Kwiatkowski à Reuters na semana passada.

Outros benefícios incluem o tamanho, levando a um trem de força menor e mais espaço para os passageiros, e também gera uma resposta motora mais espontânea, afirmou.

A nova tecnologia destaca o esforço da GM para se transformar e alcançar a Tesla, cujas ações saltaram mais de 400% este ano, conforme reportou resultados melhores.

A GM ainda considerará a compra de unidades de acionamento e componentes de fornecedores em alguns casos, disse o porta-voz da empresa, Phil Lienert.