IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fechamento de empresas cai 17,1% no Brasil no 2º quadrimestre, aponta Ministério da Economia

Fachada do Ministério da Economia - José Cruz/Agência Brasil
Fachada do Ministério da Economia Imagem: José Cruz/Agência Brasil

Marcela Ayres

17/09/2020 11h22

O fechamento de empresas no Brasil entre maio e agosto caiu 17,1% sobre igual período do ano passado, com encerramento de 331.569 negócios, informou o Ministério da Economia hoje, defendendo que os dados ilustram cautela dos empreendedores e também eficácia das medidas do governo de enfrentamento à pandemia de coronavírus.

Na comparação com o primeiro quadrimestre deste ano, houve recuo de 6,6% no fechamento das empresas. Em boletim, a pasta avaliou que o movimento denota que "o empreendedor tem aguardado a retomada econômica antes de tomar qualquer decisão precipitada em relação ao encerramento de suas atividades".

Além disso, o ministério chamou a atenção para medidas tomadas pelo governo para ajudar as pessoas jurídicas em meio à crise, dando destaque para o Pronampe, programa em que a União garante os empréstimos tomados por micro e pequenas empresas junto a bancos.

Na outra ponta, 1,114 milhão de empresas foram abertas no segundo quadrimestre de 2020, alta de 2% sobre igual etapa do ano passado e de 6% sobre o período de janeiro a abril.

A abertura de negócios foi recorde para o período, disse o Ministério da Economia, apontando que isso "demonstra a reação da economia brasileira em face da pandemia do Covid-19".

Ao fim de agosto, o Brasil contava com 19,290 milhões de empresas ativas, das quais 45,94% no setor de serviços, 35,21% no comércio e 9,53% na indústria de transformação.