IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

EUA detalham novo apoio de até US$14 bi para agricultores

18/09/2020 19h51

Por Mark Weinraub e Tom Polansek

CHICAGO (Reuters) - O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) divulgou nesta sexta-feira os detalhes de uma segunda rodada de auxílios a agricultores por causa da pandemia de Covid-19, com o pagamento de até 14 bilhões de dólares a produtores que cultivam grandes safras como milho, soja e trigo, bem como gado, laticínios e tabaco.

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou a assistência na noite de quinta-feira, durante um comício em Wisconsin, Estado decisivo nas eleições.

Em 2016, os agricultores constituíram uma ampla base de apoio a Trump.

O auxílio vem depois de um programa de 19 bilhões de dólares anunciado em abril para ajudar os agricultores em meio às interrupções na cadeia de oferta e à queda na demanda de restaurantes durante a pandemia. Até o momento, menos de 10 bilhões de dólares foram pagos.

"Ouvimos o retorno recebido de agricultores, pecuaristas e organizações agrícolas sobre o impacto da pandemia sobre os produtores rurais da nossa nação, e desenvolvemos um programa para melhor atender às necessidades daqueles impactados", disse o secretário de Agricultura, Sonny Perdue, em comunicado.

Com base nas últimas projeções do governo para as safras, os agricultores poderão receber cerca de 0,23 dólar por bushel de milho, ou 3,427 bilhões de dólares, além de 0,31 dólar por bushel de soja, ou 1,337 bilhão de dólares, segundo análise realizada pela Reuters de cifras do USDA e da American Farm Bureau Federation.

O programa também permite que produtores rurais se inscrevam para um auxílio de 15 dólares por acre para importantes safras como milho, soja e trigo.

(Reportagem de Mark Weinraub, PJ Huffstutter e Tom Polansek)