IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Chinesa ByteDance recebe apoio de Trump para evitar fechamento do TikTok

20/09/2020 15h36

Por David Shepardson e Alexandra Alper e Echo Wang

WASHINGTON/NOVA YORK (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse no sábado que apoia um acordo em princípio que permitiria ao TikTok continuar operando nos EUA, mesmo que pareça entrar em conflito com sua ordem anterior para que a empresa de tecnologia chinesa ByteDance desista do aplicativo de vídeo.

A ByteDance busca evitar uma repressão ao TikTok depois que o Departamento de Comércio dos EUA disse na sexta-feira que bloquearia novos downloads e atualizações do aplicativo neste domingo. Autoridades norte-americanas expressaram preocupação com o fato de que os dados pessoais de até 100 milhões de norte-americanos que usam o aplicativo estavam sendo repassados à China, governada pelo Partido Comunista.

Trump assinou decreto em 14 de agosto dando à ByteDance 90 dias para vender o TikTok. O acordo anunciado no sábado, no entanto, está estruturado como uma parceria e não como um desinvestimento.

O TikTok será propriedade de uma nova empresa chamada TikTok Global, com sede nos Estados Unidos, disse Trump. A Oracle terá uma participação de 12,5% na TikTok Global e armazenará todos os dados de usuários dos EUA em sua nuvem para cumprir os requisitos de segurança dos EUA, de acordo com as empresas. A gigante de varejo Walmart afirmou que compraria 7,5% das ações da TikTok Global.

Embora Oracle e Walmart tenham afirmado que a TikTok Global será majoritariamente detida por investidores norte-americanos, este é o caso apenas se a base de investidores da ByteDance for levada em consideração, segundo uma fonte a par do assunto que pediu anonimato. Isso ocorre porque a ByteDance terá 80% da TikTok Global, disse a fonte.

Dado que os investidores norte-americanos têm atualmente cerca de 40% da ByteDance, a Casa Branca contabilizará quanto da TikTok Global pertence a partes dos EUA, acrescentou a fonte.

Como resultado, Oracle, Walmart e os investidores norte-americanos da ByteDance possuirão, direta ou indiretamente, cerca de 53% da TikTok Global, disse uma segunda fonte.

A ByteDance não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. Walmart e Oracle também não ofereceram mais informações sobre a estrutura acionária da TikTok Global.