IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bolsonaro segue sem intercorrências e apresenta "ótima evolução clínica" após cirurgia, diz boletim médico

25/09/2020 17h51

Por Maria Carolina Marcello e Rodrigo Viga Gaier

(Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro apresenta "ótima evolução clínica" após cirurgia realizada nesta sexta-feira para a retirada de um cálculo na bexiga, informou boletim médico divulgado no final da tarde pela Secretaria Especial de Comunicação Social e pelo hospital Albert Eintein.

"O presidente da República, Jair Bolsonaro, apresenta ótima evolução clínica após a intervenção cirúrgica realizada hoje pela manhã. Segue sem intercorrências, afebril e em uso de sonda vesical, sem sangramentos. Iniciou dieta oral e caminhou no quarto", diz o boletim.

A cirurgia demorou cerca de 1h30, de acordo com boletim divulgado pela manhã. O presidente deu entrada no hospital em São Paulo às 7h desta sexta.

O cardiologista Leandro Echenique, da equipe responsável pelo presidente, disse à Reuters que o cálculo retirado da bexiga do presidente Bolsonaro tinha 4,5 centímetros, maior do que mostravam os exames pré-operatórios.

"A gente esperava um cálculo grande mesmo. Na imagem tinha 3 centímetros, mas é na cirurgia que vemos mesmo", disse o médico à Reuters.

A expectativa é que Bolsonaro tenha alta ao longo do fim de semana, disse o médico. "Ele está ótimo", acrescentou.

Bolsonaro, de 65 anos, foi operado quatro vezes após ser esfaqueado durante a campanha presidencial de 2018. A primeira, de emergência, em Juiz de Fora (MG), onde ocorreu o ataque contra ele. Depois foram intervenções realizadas em São Paulo, para desobstrução intestinal, retirada de uma colostomia e correção de uma hérnia.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello, em Brasília, e Rodrigo Viga Gaier, no Rio de Janeiro)