IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa cai e volta aos 95 mil pontos, com temor de piora fiscal

Homem observa gráfico do Ibovespa em dia de "circuit breaker" - RAHEL PATRASSO
Homem observa gráfico do Ibovespa em dia de "circuit breaker" Imagem: RAHEL PATRASSO

28/09/2020 14h18

O Ibovespa ampliava queda nesta segunda-feira, retornando ao nível de 95 mil pontos, refletindo a cautela de agentes do mercado com o fiscal do país.

Às 14:14, o Ibovespa caía 1,75%, a 95.304 pontos. O volume financeiro era de 14,82 bilhões de reais.

O índice, que chegou a operar em alta no começo da sessão, inverteu a tendência após anúncio de que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deu sinal verde para fechar a proposta do Renda Cidadã, programa de transferência de renda a ser criado em substituição ao Bolsa Família.

Apesar da afirmação do senador Marcio Bittar de que o programa será custeado com a verba do próprio Bolsa Família, com sobra de recursos após pagamento de precatórios e com uma fatia da verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), não foi divulgado o valor do novo programa.

A escassez de informações a respeito elevou a aversão ao risco de investidores, comentou Pedro Paulo Silveira, economista-chefe da Nova Futura Investimentos.

"O mercado prefere esperar um pouco e tomar uma posição mais cautelosa", afirmou.

Apesar do desempenho negativo, papéis de bancos evitavam uma queda ainda maior do índice. Units do Santander subiam cerca de 3%, enquanto ações do Bradesco ganhavam 0,5% e do Banco do Brasil subiam 0,9%.