IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Valor de ativos reais, como metais, deve aumentar diante de emissões de BCs, diz XP

29/09/2020 10h04

SÃO PAULO (Reuters) - Os ativos da indústria de mineração e os preços dos metais deverão ser beneficiados pelo movimento dos bancos centrais do mundo de emitir dinheiro para auxiliar a recuperação das economias durante a pandemia, disse nesta terça-feira o estrategista-chefe da XP Investimentos, Fernando Ferreira.

O "efeito mais claro" dessas grandes emissões de dinheiro na economia global é que as pessoas começam a duvidar dos valores emitidos, "e os ativos reais ganham valor", segundo ele.

"Ativos como ouro e prata, todos os metais, no final do dia acabam se fortalecendo em cenário de dólar mais fraco", afirmou Ferreira, durante seminário sobre financiamento e acesso ao mercado de capitais pelo setor de mineração.

Ele disse ainda que os setores exportadores, como é o caso da indústria de minério de ferro do Brasil, também acabam se beneficiando do atual cenário de real mais desvalorizado, em parte devido a "preocupações fiscais" no Brasil, que deixam o custo do país "mais competitivo" para vendas externas.

Ferreira ressaltou ainda que a economia chinesa, grande importadora de produtos como minério de ferro, "está retomando muito mais rápido que o restante do mundo", o que ajuda a indústria exportadora do Brasil e empresas como a Vale.

"A China deve ser um dos únicos países que não vai apresentar queda no PIB este ano...", declarou, lembrando que o país asiático está voltando a focar a infraestrutura como forma de obter uma recuperação mais rápida da economia.

(Por Roberto Samora)