IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Atividade industrial da China acelera a um ritmo sólido em setembro com demanda externa

30/09/2020 07h44

Por Gabriel Crossley

PEQUIM (Reuters) - A atividade industrial da China ampliou o crescimento sólido em setembro, mostraram duas pesquisas, uma vez que o motor de exportações do país sustentou o setor diante da melhora da demanda externa e destacou a recuperação constante da economia após o choque do coronavírus.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial subiu a 51,5 em setembro de 51,0 em agosto, segundo dados da Agência Nacional de Estatísticas nesta quarta-feira, permanecendo acima da marca de 50 que separa crescimento de contração pelo sétimo mês.

Analistas esperavam avanço a 51,2.

A pesquisa do Caixin/Markit, também divulgada nesta quarta-feira, pintou um cenário semelhante do setor industrial ganhando força diante da demanda externa mais forte. O PMI de indústria do Caixin/Markit caiu a 53,0 de 53,1 em agosto, mas permanece acima da marca de 50 pelo quinto mês seguido.

O vasto setor industrial da China está retornando aos níveis vistos antes de a pandemia paralisar a economia, conforme a demanda reprimida, a expansão da infraestrutura diante de estímulo e a resiliência das exportações alimentam a recuperação.

O PMI oficial, que se foca principalmente em empresas grandes e estatais, também mostrou que o subíndice para novas encomendas de exportação ficou em 50,8 em setembro, melhorando de 49,1 um mês antes e interrompendo oito meses de declínio.

Os sinais de demanda externa mais forte também estavam presentes no PMI do Caixin/Markit, que foca mais em empresas menores e orientadas para exportação. Sua medida de novas encomendas para exportação cresceu no ritmo mais forte em mais de três anos.

Somando-se à recuperação da demanda da queda provocada pelo coronavírus, o PMI oficial mostrou que a atividade no setor de serviços da China expandiu a um ritmo mais rápido em setembro.

O PMI oficial de serviços da China subiu a 55,9 de 55,2 em agosto.