IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

PIB do Reino Unido despenca quase 20% no 2º tri com impacto da Covid-19

30/09/2020 07h43

Por David Milliken e William Schomberg

LONDRES (Reuters) - O Reino Unido sofreu um colapso recorde na produção econômica no segundo trimestre de 2020, quando as medidas de isolamento pela Covid-19 estavam em força total, embora o declínio tenha sido menor do que estimado inicialmente.

O Produto Interno Bruto encolheu 19,8% nos três meses até junho, informou a Agência Nacional de Estatísticas, pouco menos do que a estimativa inicial de contração de 20,4% mas ainda mais do que qualquer outra economia avançada.

A queda foi a maior desde que os registros começaram em 1955. Outros dados sugerem que o Reino Unido está a caminho do maior recuo anual desde a década de 1920.

A economia britânica já havia contraído 2,5% no primeiro trimestre, com o país entrando em lockdown no final de março.

A produção se recuperou nos últimos meses, mas a recuperação parece estar perdendo força com o aumento dos casos de coronavírus e projeções de um salto no desemprego.

"As novas restrições pela Covid-19 provavelmente significarão que o PIB vai estagnar no quarto trimestre, deixando a atividade econômica 5,5% aquém dos níveis pré-crise", disse Ruth Gregory, da consultoria Economics.

As famílias pouparam um recorde de 29,1% de sua renda, contra 9,6% no primeiro trimestre, já que não puderam gastar em muitas lojas e restaurantes durante o lockdwon, enquanto a renda foi sustentada por um programa de empregos do governo que acaba no próximo mês.

Na comparação com o ano anterior, o PIB do Reino Unido no segundo trimestre contraiu 21,5%, o mesmo que na Espanha, enquanto a França informou contração de 19%.