IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vale retoma operações da usina de concentração de Viga após decisão judicial

01/10/2020 19h19

SÃO PAULO (Reuters) - A mineradora Vale retomou nesta quinta-feira as operações da usina de concentração de Viga, localizada em Minas Gerais, após seis dias de paralisação motivada por uma decisão judicial, informou a empresa em comunicado.

De acordo com a Vale, o juiz da Vara Única da comarca de Entre Rios de Minas (MG) proferiu sentença, em mandado de segurança impetrado pela companhia, para determinar que a autoridade municipal emitisse os alvarás de Localização e Funcionamento de 2019 e 2020 relativos à disposição de rejeitos na barragem B7, localizada em Jeceaba (MG).

"O magistrado considerou que a Vale preencheu todos os requisitos legais necessários para a expedição de tais alvarás. Nesse sentido, a Vale retomou, na noite de hoje, após seis dias de paralisação, as operações na usina de concentração de Viga, com capacidade de produção de 11.000 toneladas por dia (de finos de minério de ferro)", afirmou a empresa.

A suspensão das atividades de Viga havia ocorrido na noite de 24 de setembro, após decisão de juiz em ação civil pública ajuizada pelo município de Jeceaba.

(Por Gabriel Araujo)