IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Guaranys diz que governo segue trabalhando em desoneração da folha um dia após Guedes descartá-la

O secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
O secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Por Marcela Ayres

30/10/2020 10h49

BRASÍLIA (Reuters) - O secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, afirmou hoje que o governo segue trabalhando na desoneração da folha de pagamento dentro da sua proposta de reforma tributária, um dia após o ministro Paulo Guedes ter descartado a investidahttps://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/10/29/guedes-brasil-tera-que-criar-imposto-digital-e-fara-desoneracao-da-folha.htm.

Ao participar de debate promovido pelos jornais O Globo e Valor Econômico, ele disse que a pandemia de coronavírus impôs uma parada no ritmo de reformas, mas destacou que essa agenda está sendo retomada conforme a economia dá sinais de recuperação em V.

"Precisamos melhorar a rede de proteção social, por isso estamos discutindo junto da reforma fiscal, do Pacto Federativo, quanto mais recursos podemos dar para nosso programa de proteção, que é hoje Bolsa Família integrando com Renda Cidadã", disse.

"E, com a reforma tributária, (estamos) trabalhando para que a gente possa ter uma desoneração da folha e empregar cada vez mais gente. Vimos muita gente desempregada", completou.

Ontem, Guedes afirmou que o imposto digital está morto, uma hora após ter defendido sua necessidade para bancar a desoneração da folha de pagamento das empresas.

A criação de um imposto sobre transações, nos moldes da extinta CMPF, estava nos planos de Guedes desde a campanha presidencial como alternativa para diminuir o custo da contratação formal no Brasil.

"Do meu ponto de vista o imposto está morto, não tem imposto nenhum, não tem desoneração, não tem como fazer", afirmou o ministro ontem.