PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Moody's eleva perspectiva do rating da Usiminas de negativa para estável

03/11/2020 18h00

SÃO PAULO (Reuters) - A agência de classificação de risco de crédito Moody's elevou nesta terça-feira a perspectiva do rating global Ba3 atribuído à Usiminas, de negativa para estável.

Em relatório, a Moody's explicou que a mudança reflete suas expectativas de que o impacto da pandemia da Covid-19 sobre as operações da companhia será muito menor do que o inicialmente esperado, reduzindo a pressão nas métricas de crédito e liquidez da empresa.

A alavancagem bruta da Usiminas atingiu um pico de 4,6 vezes nos 12 meses encerrados em junho devido à queda de 43% no volume de vendas de aço no segundo trimestre, mas o Ebitda consolidado da empresa no terceiro trimestre aumentou, puxado em especial pela recuperação de 54% nas vendas de aço e um forte desempenho do minério de ferro, reduzindo a alavancagem para 3,8 vezes.

"Esperamos que o índice diminua ainda mais e permaneça em torno de 3 vezes até 2021, com base em uma combinação de baixos níveis de dívida e Ebitda normalizado", afirmou a Moody's.

A agência afirmou ainda que, mesmo considerando a volatilidade na recuperação, só o negócio de minério de ferro da Usiminas deve gerar cerca de 1,5 bilhão de reais em Ebitda anual em 2020 e 2021, suficiente para cobrir saídas de caixa como investimento e para pagar juros.

(Por Aluísio Alves, edição Alberto Alerigi Jr.)