IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Veto às desonerações está mantido na pauta do Congresso de quarta-feira, diz Randolfe

Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) - Foto: Lula Marques/Ag. PT
Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) Imagem: Foto: Lula Marques/Ag. PT

03/11/2020 17h07

BRASÍLIA (Reuters) - O líder da Rede no Senado, Randolfe Rodrigues (AP), afirmou hoje que o veto à prorrogação da folha de pagamento de 17 setores está na pauta da sessão do Congresso Nacional convocada para amanhã.

Polêmico, o veto já teve sua votação adiada algumas vezes, justamente pelo apelo popular. Uma vez mantido, encerrará os incentivos tributários a empresas a partir do ano que vem. Os que defendem a derrubada do veto alertam que o fim da isenção poderá resultar na demissão de milhares de trabalhadores.

"Temos maioria necessária para derrubar o veto... sobre desoneração. Isso salvará empresas e, principalmente, milhares de empregos no Brasil", disse o senador, que participou de reunião de líderes da Casa.

A manutenção do veto às desonerações é considerada impopular pelos parlamentares, no clima das eleições municipais de novembro. Argumentam que uma retirada dos incentivos já a partir do próximo ano pode implicar no aumento do desemprego.

Mas sua derrubada, e a consequente prorrogação até o fim de 2021, teria impacto nas contas públicas. Caso o veto seja rejeitado, será mantida a substituição, pelos empregadores, do pagamento da contribuição previdenciária de 20% sobre os salários por uma alíquota de 1% a 4,5% da receita bruta, beneficiando especialmente setores intensivos em mão de obra.