IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

IRB Brasil RE tem prejuízo de R$229,8 mi no 3º tri, espera número positivo em 2021

04/11/2020 09h43

Por Paula Arend Laier

(Reuters) - O IRB Brasil RE teve prejuízo líquido de 229,8 milhões de reais no terceiro trimestre, bem acima do resultado negativo de um ano antes (19,7 milhões de reais), mas abaixo da perda de 685,1 milhões de reais no segundo trimestre, segundo dados divulgados na noite de terça-feira.

"O resultado reflete especialmente a aceleração nos avisos de sinistros internacionais, explicados pelo momento de incertezas na economia e na companhia", afirmou em nota o presidente-executivo interino e presidente do conselho de administração da resseguradora, Antônio Cássio dos Santos.

"Acreditamos alcançar números positivos no próximo ano, com a melhoria de prêmios especialmente em grandes riscos, como nos setores de petróleo, patrimonial e rural", estimou, acrescentando que, quando excluídos contratos descontinuados, o terceiro trimestre teve lucro líquido de 149,4 milhões de reais.

De julho a setembro, os prêmios emitidos somaram 2,976 bilhões de reais, marginalmente abaixo do mesmo período de 2019, mas acima dos 2,543 bilhões de reais no trimestre anterior.

O índice de sinistralidade total alcançou 96,2%, de 90,5% no mesmo intervalo do ano passado e de 135,3% no segundo trimestre deste ano.

O retorno sobre o patrimônio líquido médio (ROAE) ficou negativo em 20%, também mostrando piora na comparação com igual intervalo do ano passado (-1,9%), mas recuperação frente aos três meses imediatamente anteriores (-83,3%).

O IRB Brasil RE disse que, após a capitalização concluída em agosto de 2020, terminou o terceiro trimestre de 2020 com excesso de capital regulatório de 1,5 bilhão, o que equivale a um índice de solvência regulatória de 182,4%, ao mesmo tempo em que o índice de solvência total da alcança o patamar de 259,5%.

Em 30 de setembro, o desenquadramento total da liquidez regulatória somou 1,97 bilhão de reais, excluindo captação de debêntures de 597 milhões de reais em outubro e já em caixa, nem 793 milhões de reais em conta remunerada em dólares no exterior, utilizados para garantir as provisões das cedentes do exterior.

Na visão de analistas do Safra, os resultados do IRB no terceiro trimestre ainda foram negativos, conforme antecipado pelos números não auditados da Susep publicados até agosto. "Mesmo assim, considerando apenas os negócios restantes, os números do IRB mostram alguma recuperação."

Mesmo assim, eles afirmaram que ainda é cedo para afirmar se os ajustes no resultado já passaram. "Por isso mantemos nossa visão cautelosa", acrescentaram em comentários a clientes, reiterando recomendação neutra com preço-alvo para o final de 2021 em 7,8 reais por ação.

As ações do IRB Brasil RE fecharam a terça-feira a 6,40 reais, acumulando em 2020 queda de quase 82%, pior desempenho entre os papéis do Ibovespa após uma série de adversidades neste ano, incluindo fraude contábil.