IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Momento difícil causado pela pandemia passou, diz Bolsonaro

Momento difícil causado pela pandemia passou, diz Bolsonaro - Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Momento difícil causado pela pandemia passou, diz Bolsonaro Imagem: Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo

04/11/2020 18h40

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro agradeceu ao trabalho da Caixa Econômica Federal e destacou que o momento difícil causado pela pandemia do novo coronavírus já passou, em cerimônia hoje no Palácio do Planalto em comemoração à marca de mais de 100 milhões de poupanças sociais digitais abertas pelo banco no período.

Mais uma vez, Bolsonaro criticou o que chama de "política do fique em casa, a economia a gente vê depois". Disse que ela "soou muito grave" na Presidência porque sabiam que tinham 30 milhões de invisíveis e informais para lidar durante a pandemia.

Segundo o presidente, a ação rápida e bastante objetiva do governo para atendê-los não seria possível não fosse a atuação da Caixa.

"Então a vocês o meu muito obrigado, o meu eterno reconhecimento pelo trabalho de vocês neste momento difícil que o Brasil passou e está vencendo", disse.

"Mais do que atender a quem necessitava, os senhores evitaram que problemas sociais graves viessem a acontecer no Brasil. Alguns sabiam desses problemas, mas parece que jogaram nele pensando em si ou num projeto de poder um tanto quanto prematuro", completou, sem declinar a quem se referia.

Desde o início da crise do coronavírus, Bolsonaro foi um dos maiores críticos a medidas de fechamento de atividades econômicas, que visavam frear a disseminação da Covid-19, com o argumento de que era preciso atacar, ao mesmo tempo, o vírus e o potencial desemprego.

A Caixa é o banco por meio do qual o governo tem feito o pagamento do auxílio emergencial durante a pandemia.