IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Após diretor sugerir atuação futura no câmbio, BC esclarece que não antecipa intervenções

06/11/2020 19h10

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central afirmou na noite desta sexta-feira que não antecipa decisões sobre intervenções nos mercados financeiros.

"O Banco Central reitera que avalia continuamente o funcionamento do mercado de câmbio e esclarece que não antecipa eventuais decisões sobre intervenção, rejeitando quaisquer interpretações neste sentido", disse o BC.

O comunicado veio após mais cedo o diretor de Política Econômica da autarquia, Fabio Kanczuk, ter indicado que o BC deve atuar no final do ano no mercado de câmbio em função de grande fluxo esperado no país por operações relacionadas ao chamado 'overhedge' dos bancos.

"O mercado precisa ser espesso, grosso o suficiente para aguentar um fluxo muito grande que vai acontecer no finalzinho do ano, e o Banco Central (está) pensando em alternativas de como não deixar que esse fluxo seja disruptivo", disse Kanczuk em um evento virtual do banco Itaú.

"A gente tem dúvida se mercado tem espessura suficiente para isso e acha que vai precisar dar alguma ajuda para isso não chacoalhar e com isso o Brasil inteiro sair prejudicado", completou.

No que denominou "nota de esclarecimento", o BC disse que monitora continuamente os mercados visando a manutenção do seu funcionamento normal.

"Decisões de atuação da autoridade monetária diante de disfuncionalidades de mercado são tomadas de forma fundamentada, obedecendo a rígido processo de governança interna e pautadas pela comunicação transparente através dos canais oficiais", acrescentou o BC.

(Por Isabel Versiani)