PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Produção industrial da Alemanha sobe menos que o esperado em setembro por coronavírus

06/11/2020 08h31

Por Paul Carrel

BERLIM (Reuters) - A produção industrial alemã subiu menos do que o esperado em setembro uma vez que a crise de coronavírus segurou a atividade, mostraram dados nesta sexta-feira, sugerindo que a maior economia da Europa pode não ter força suficiente para evitar um mergulho duplo.

A produção industrial aumentou 1,6% no mês, segundo dados da Agência Federal de Estatísticas. Pesquisa da Reuters projetava aumento de 2,7%.

O aumento foi baseado em uma recuperação na indústria automotiva, maior setor manufatureiro da Alemanha, que registrou alta da produção de 10,0% em setembro após declínio de 10,3% em agosto.

"O setor manufatureiro está gradualmente lutando", disse o Ministério da Economia em comunicado.

"As novas encomendas e o clima de negócios sugerem que o processo de recuperação continuará, mesmo que essa trajetória se torne mais atribulada diante da pandemia", completou.

A economia cresceu um recorde de 8,2% no terceiro trimestre diante dos gastos do consumidor e exportações mais elevados, mas uma agressiva segunda onda de infecções por coronavírus está agora prejudicando a perspectiva para o quarto trimestre e depois.