IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Wall St encerra pregão estável, mas com ganhos semanais sob perspectivas de impasse em Washington

06/11/2020 18h16

Por Chuck Mikolajczak

NOVA YORK (Reuters) - As ações dos Estados Unidos permaneceram quase inalteradas nesta sexta-feira, encerrando a semana com grandes ganhos, enquanto o oponente democrata, Joe Biden, se aproximava da vitória nas eleições presidenciais, enquanto o relatório mensal de empregos evidenciou obstáculos que a economia do país ainda enfrenta.

Biden construía uma pequena vantagem nos Estados da Pensilvânia e da Geórgia, o que o colocava próximo de alcançar a Casa Branca, embora o presidente Donald Trump tenha entrado com ações judiciais em Estados-chave para contestar os resultados.

Os três principais índices de Wall Street registraram seus maiores ganhos percentuais semanais desde o mês de abril, à medida que as perspectivas de um impasse nas políticas públicas em Washington diminuíram as preocupações de que um eventual governo de Biden possa apertar as regulamentações sobre as empresas norte-americanas.

O controle do Senado dos EUA pode depender de quatro disputas ainda indecisas. Se os republicanos mantiverem a maioria, provavelmente irão bloquear grande parte da agenda legislativa de Biden, incluindo a expansão da saúde e o combate às mudanças climáticas.

"Há alguma preocupação com relação a se Biden avançar ou ganhar a Geórgia, então há chance de que essas cadeiras (do Senado) sigam com ele. É isso que as pessoas estão analisando quanto a isso", disse Yousef Abbasi, estrategista de mercado global do Stonex Group Inc, em Nova York.

O relatório do governo, observado de perto, mostrou que o desemprego caiu drasticamente para 6,9% no mês passado, ante 7,7% em setembro, mas a recuperação do emprego desacelerou à medida que o apoio fiscal diminuiu e os casos de coronavírus aumentaram.

Após o relatório de empregos, o líder da maioria no Senado dos EUA, Mitch McConnell, disse que as estatísticas econômicas indicavam que o Congresso deveria aprovar um pacote de estímulo menor.

O Dow Jones recuou 0,24%, para 28.323,4 pontos, o S&P 500 perdeu 0,03%, para 3.509,44 pontos, e o Nasdaq teve alta de 0,04%, para 11.895,23 pontos.