IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Alvo de ataque hacker, STJ prossegue em restabelecer sistema de informática

09/11/2020 18h26

BRASÍLIA (Reuters) - O Superior Tribunal de Justiça (STJ) informou que prossegue com o trabalho de restabelecimento dos sistemas de informática do tribunal e que houve importantes progressos nesta segunda-feira, em comunicado assinado pelo presidente da corte, Humberto Martins, com a possibilidade de sessões presenciais em colegiados.

O STJ foi alvo de um ataque hacker na terça-feira da semana passada, paralisando as atividades do tribunal e uma derrubada do endereço eletrônico da corte.

Na nota, o tribunal disse que os sistemas de informática e funcionalidades foram restaurados e que eventuais falhas momentâneas serão corrigidas.

"O calendário de sessões do STJ está mantido, podendo ser realizadas as sessões de julgamento dos colegiados, a critério dos presidentes das turmas e seções", disse.

"O plantão judicial, exercido nos últimos dias pela presidência, encerra-se hoje (9), com os prazos voltando a correr nesta terça-feira (10), nos termos da resolução n. 25/2020, da presidência do STJ, além da retomada da distribuição de processos aos ministros", completou.

Segundo o comunicado, nesta tarde uma página foi colocada temporariamente no ar para permitir a consulta de advogados a processos eletrônicos.

Nesta segunda-feira, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Fux, anunciou a criação pelo CNJ de um comitê cibernético para monitorar e discutir medidas que permitam a segurança dos sistemas eletrônicos dos tribunais.

(Reportagem de Ricardo Brito)