IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Brasil registra 231 novas mortes por Covid-19; dados de SP seguem desatualizados

09/11/2020 19h34

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil registrou nesta segunda-feira 231 novos óbitos em decorrência da Covid-19, o que eleva o total de mortes pela doença no país a 162.628, informou o Ministério da Saúde, embora os números do Estado de São Paulo sigam desatualizados em meio a problemas técnicos.

De acordo com a pasta, 10.917 novas infecções foram reportadas nesta segunda, com o total de casos no país atingindo 5.675.032.

Além da desatualização em São Paulo, Estado brasileiro mais afetado pela pandemia, as segundas-feiras costumam ser dias em que os números da Covid-19 no Brasil ficam abaixo da média, diante do represamento de testes aos finais de semana.

As contagens de São Paulo fornecidas pelo ministério ainda remetem à última quinta-feira. A pasta também não atualiza os números de pessoas recuperadas e pacientes em acompanhamento desde quarta-feira.

Outros Estados além de São Paulo chegaram a ser impactados por problemas técnicos no final de semana, mas já tiveram seus dados normalizados pelo Ministério da Saúde.

Segundo o secretário da Saúde paulista, Jean Gorinchteyn, o governo estadual solicitou ao ministério a retomada do sistema de notificação para acompanhamento dos números da pandemia.

"Desde a última sexta-feira não estamos sendo fomentados com os dados pelo Ministério da Saúde, que é o sistema Sivep-Gripe, por problemas técnicos... Há pouco, enviei ofício ao Ministério da Saúde solicitando a imediata retomada do sistema de notificação para que possamos acompanhar atentamente a evolução da pandemia no nosso Estado", disse Gorynchtein em entrevista coletiva concedida nesta segunda.

O governador paulista, João Doria (PSDB), acrescentou que as informações não estão sendo processadas pelo ministério por "razões que desconhecemos" e que outros Estados também enfrentaram problema semelhante.

O Brasil é o segundo país com maior número de mortes por coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e o terceiro em casos, abaixo dos EUA e da Índia.

(Por Gabriel Araujo; Edição de Pedro Fonseca)