IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Oliveira tem aval para comprar fatia de sócio em distribuidoras ex-Eletrobras no Norte

09/11/2020 09h40

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - O grupo Oliveira Energia teve aval do órgão de defesa da concorrência para operação que envolve a compra de participações de sua sócia Atem´s nas distribuidoras de eletricidade Amazonas Energia e Roraima Energia, privatizadas pela Eletrobras em 2018.

Com a operação, aprovada sem restrições pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), de acordo com publicação no Diário Oficial da União desta segunda-feira, a Oliveira passa a deter mais de 90% das empresas.

A distribuidora de combustíveis Atem´s possuía uma fatia de cerca de 36,5% em cada uma das distribuidoras da região Norte, enquanto a Oliveira Energia detinha cerca de 55%, segundo parecer do Cade sobre a transação, que não abre os valores envolvidos.

O órgão estatal disse que a operação não gera preocupações concorrenciais, inclusive por não gerar alterações estruturais nos mercados envolvidos.

Um consórcio formado pelo grupo Oliveira e a Atem´s foi o único a apresentar proposta pelas distribuidoras de energia da Eletrobras no Roraima e no Amazonas após a estatal ter promovido leilões públicos em 2018 para se desfazer de sua participação nas empresas, que eram fortemente deficitárias.