IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Premiê do Japão sinaliza prontidão para novo pacote de estímulo

09/11/2020 09h29

Por Yoshifumi Takemoto e Daniel Leussink

TÓQUIO (Reuters) - O primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, afirmou que o governo fará tudo que puder para ajudar a economia a se recuperar, sinalizando sua prontidão para adotar novo pacote de estímulo buscando aliviar o impacto da pandemia de coronavírus.

Apresentando as bases para mais gastos, membros do setor privado de um conselho do governo pediram ao governo Suga medidas para sustentar a economia, financiadas por um Orçamento extra de "tamanho suficiente" até o final do ano.

"Gostaríamos de elaborar medidas para colocar a economia do Japão de volta na trajetória de recuperação usando todos os meios disponíveis de maneira oportuna", disse Suga em reunião do conselho nesta segunda-feira.

Em reunião separada com executivos do partido governista, Suga disse que vai instruir seu gabinete na terça-feira para iniciar o trabalho em um terceiro Orçamento extra, segundo a agência de notícias Jiji.

Depois de registrar no segundo trimestre a maior contração desde a Segunda Guerra Mundial, a economia do Japão deve ter se recuperado nos três meses até setembro.

Mas a recuperação tem sido frágil, mantendo as autoridades sob pressão para aumentarem o suporte monetário e fiscal.

Embora o tamanho do pacote ainda precise ser decidido, pedidos de parlamentares do partido governista variam entre 10 trilhões de ienes (96,49 bilhões de dólares) e 30 trilhões de ienes.