IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Caixa Econômica abre PDV para 7,2 mil funcionários

10/11/2020 11h18

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - A Caixa Econômica Federal abriu um novo programa de demissão voluntária (PDV) para 7,2 mil empregados, afirmou a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae).

Em comunicado, a entidade afirmou que o período para adesão ao programa vai até 20 de novembro. Quem aderir será desligado ainda neste ano e terá direito ao equivalente a 9,5 salários.

Em nota, a Caixa confirmou ter divulgado um PDV na última sexta-feira, o que, segundo o banco, atende a um pleito dos próprios funcionários da empresa.

"O público-alvo é composto por empregados que atendam aos requisitos do programa e que já se planejaram para a aposentadoria ou desligamento", afirmou o banco estatal.

Segundo o presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, a medida tende a prejudicar o atendimento do banco, que é o principal veículo do governo federal para pagamento do auxílio emergencial e de outros benefícios sociais.

"A falta de trabalhadores agrava não só a jornada diária dos bancários como também pode comprometer a qualidade da assistência à sociedade", afirmou.

A Caixa, que chegou a ter 101 mil empregados em 2014, conta atualmente com cerca de 84 mil funcionários.

Em fevereiro, pouco antes da pandemia, a Reuters publicou que a Caixa preparava uma reformulação profunda de sua estrutura administrativa, que incluiria um PDV, a criação de centenas de superintendências menores e fechamento de agências. [nL1N2A71MW]