IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Minério de ferro mantém alta na China por demanda e recuo em estoques de usinas

11/11/2020 08h24

PEQUIM (Reuters) - Os futuros do minério de ferro na China mantiveram ganhos nesta quarta-feira, chegando à quarta sessão seguida de alta em meio a perspectivas robustas de demanda no maior consumidor global do produto e estoques insuficientes em usinas siderúrgicas.

"Os estoques de minério e sinterização importados por siderúrgicas caíram 12,9% até 4 de novembro, ante pré-outubro", escreveu a Tianfeng Futures em nota, ao citar dados compilados pela consultoria Mysteel.

"A produção atual de ferro fundido está muito acima do mesmo período do ano passado, as usinas precisam reabastecer amplamente se não estiverem cortando a produção antes dos feriados do Festival da Primavera."

As taxas de utilização da capacidade do alto-forno em 163 usinas na China caíram para 83,88% na semana passada em relação à semana anterior, de acordo com dados da Mysteel, mas acima dos 81,93% em novembro do ano passado.

Os futuros de minério de ferro mais negociados na bolsa de Dalian, para entrega em janeiro, terminaram com alta de 1%, a 838 iuanes por tonelada, maior fechamento desde 15 de setembro.

Os preços spot do minério de ferro com 62% de teor de ferro para entrega à China também aumentaram pelo quarto dia e ficaram em 121,5 dólares por tonelada na terça-feira.

O vergalhão de aço na bolsa de futuros de Xangai recuou 0,1%, para 3.843 iuanes por tonelada.

(Por Min Zhang e Shivani Singh)