IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Powell diz que próximos meses podem ser "desafiadores"

12/11/2020 14h16

WASHINGTON (Reuters) - A probabilidade crescente de uma vacina eficaz contra o coronavírus é uma boa notícia para a economia nos próximos meses, disse nesta quinta-feira o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, mas os riscos de curto prazo permanecem, já que a Covid-19 continua a se espalhar sem controle.

"Essas são certamente boas e bem-vindas notícias a médio prazo", disse Powell em comentários para um fórum virtual do Banco Central Europeu (BCE).

Mas "do nosso ponto de vista é muito cedo para avaliar com confiança as implicações das notícias para o caminho da economia, especialmente para o curto prazo... Os próximos meses podem ser desafiadores".

Como vem fazendo há meses, Powell repetiu sua opinião de que provavelmente serão necessárias mais medidas tanto do Federal Reserve quanto do Congresso na forma de mais estímulos fiscais.

Mesmo depois que a taxa de desemprego cair ainda mais, ele afirmou que alguns trabalhadores vão continuar precisando de auxílio para encontrar empregos no que será uma economia transformada. E Powell disse temer, no fim das contas, que a pandemia tenha prejudicado a capacidade produtiva de longo prazo da economia.

"São as mulheres que estão não por opção fora da força de trabalho, são as crianças que não estão recebendo a educação que deveriam, são os pequenos negócios (e) gerações de capital institucional que estão sendo destruídos e são apenas os trabalhadores que estão sem trabalho por um longo período e perdendo sua conexão com a força de trabalho e realmente perdendo a vida que eles têm."

Powell também disse que o Fed está se candidatando a se tornar membro da Network for Greening the Financial System, uma organização internacional de bancos centrais focada em mudanças climáticas. O Fed é o único grande banco central do mundo que não é membro.

"Bancos centrais de todo o mundo estão trabalhando nisso, e o que realmente estamos trabalhando é como incorporar o risco da mudança climática em tudo o que fazemos", incluindo política monetária, regulamentação bancária e estabilidade financeira, disse Powell.

(Por Howard Schneider, Ann Saphir, Dan Burns)