IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Preços da gasolina e etanol sobem nos postos na semana, diz ANP; diesel recua

Preços da gasolina e etanol sobem nos postos na semana, diz ANP; diesel recua -                                 Fernando Frazão/Agência Brasil
Preços da gasolina e etanol sobem nos postos na semana, diz ANP; diesel recua Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil

13/11/2020 20h23

SÃO PAULO (Reuters) - Os preços médios da gasolina e do etanol nos postos de combustíveis do Brasil subiram ao longo da semana, enquanto o valor médio do diesel registrou queda, mostraram dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta sexta-feira.

O preço da gasolina comum nas bombas apurou em média alta de 0,55% em relação à semana anterior, a 4,368 reais por litro, de acordo com a reguladora.

Já o diesel, combustível mais utilizado do Brasil, recuou 0,43% no período, com o litro custando em média 3,457 reais.

Nesta semana, a Petrobras elevou o preço da gasolina em suas refinarias em 6%, enquanto o diesel teve alta de 5%, no primeiro reajuste de novembro --que ocorreu após dois cortes consecutivos no preço da gasolina e um no do diesel no mês passado.

O repasse dos reajustes aos consumidores finais nos postos, no entanto, depende de uma série de fatores, incluindo margem de distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro.

Concorrente da gasolina nas bombas, o etanol avançou 0,66% na comparação semanal, alcançando valor médio de 3,071 reais por litro, segundo a ANP.

A agência reguladora retomou recentemente a divulgação de seu levantamento semanal de preços de combustíveis, que havia sido paralisado em agosto para alteração no formato da pesquisa, após encerramento de contrato com a empresa que realizava o trabalho anteriormente.

(Por Gabriel Araujo)